sexta-feira, 29 de março de 2013

Cinomose

Hoje vamos falar um pouco sobre a Cinomose, doença que leva a óbito milhares de cães por ano no Brasil.

A cinomose é uma doença contagiosa de origem viral que afeta somente os cães entre os animais domésticos. O vírus é resistente no ambiente, mas é sensível a locais quentes com muita luz solar e aos desinfetantes comuns. Ocorre mais em jovens, mas animais idosos também podem se contaminar se não vacinados.

Os cães se contaminam por contato direto com animais doentes ou simplesmente respirando um ar contaminado. As secreções do nariz e boca de animais infectados são altamente contaminadas com o vírus da cinomose e são a principal fonte de propagação da doença o espirro do animal doente contamina o ambiente e os animais que estejam perto. Inclusive, se tiver um ser humano por perto, o vírus pode ser carregado até um animal sadio por ele.

Os animais doentes apresentam febre alta, perda de apetite, corrimento ocular e nasal semelhantes a uma forte gripe. Após alguns dias o animal pode apresentar melhora e permanecer bem durante meses. No entanto, após um período de calmaria, os sintomas mais típicos da doença podem se manifestar. Pode haver sintomas digestivos como diarreia e vômito, respiratórios como corrimento nasal e dispneia, secreção ocular e sintomas de origem nervosa nos casos avançados.

Para garantir que seu fiel amigo, nunca venha a contrair essa terrível patologia, a vacinação é ainda a melhor forma de prevenir. Dessa forma, procure seu Médico Veterinário e coloque o programa vacinal de seu cão em dia , ele vai lhe agradecer com muito carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário